domingo, 26 de novembro de 2006

REFLEXÕES SOBRE NÓS MESMOS...

“De certo modo, porém, pequeno e secreto, cada um de nós é um pouco louco... No fundo, todos se sentem sós e querem ser compreendidos; mas nunca podemos entender inteiramente outra pessoa, e cada um de nós permanece meio estranho até para os que nos amam.

Os fracos é que são cruéis; só se pode esperar a brandura dos fortes. Os que não conhecem o medo não são realmente valentes, pois a coragem é a capacidade de enfrentar o que se pode imaginar.

Compreendemos as pessoas melhor se olharmos para elas - por mais velhas ou imponentes que pareçam - como se fossem crianças. Pois a maior parte de nós nunca amadurece, apenas fica mais alta.

A felicidade só chega quando impelimos os nossos cérebros e corações aos extremos de que somos capazes. O objetivo da vida é importar - contar, representar alguma coisa, fazer com que a nossa vida conte (...)” algo.

“(...) Faça isso agora, pois esse momento não dura para sempre. Está desaparecendo depressa e nunca mais voltará. (...) A maior parte de nós passa a vida chorando o passado. Tarde demais! Mas ainda há milhões de momentos por virem. (...)”

“Cada dia eu faço um voto de não tentar resolver todos os problemas de minha vida de uma vez. Nem espero que você o faça. (...)”

“Para começar o dia, vou procurar aprender uma coisa nova sobre mim e sobre você e sobre o mundo em que vivo, para poder continuar a experimentar todas as coisas como se tivessem nascido agora.

Você nunca é a mesma pessoa. (...)” Muda a cada segundo. Quando ler estas palavras, será diferente. Quando refletir sobre elas, será diferente. Quando resolver guardá-las para si - ou não - será diferente. O mundo gira, você o acompanha... e muda (mas prefiro até usar outro termo. Você acorda para sua verdadeira imagem e semelhança: seu EU verdadeiro. Especial e único).

“Para começar cada dia, vou-me lembrar de comunicar a minha alegria, bem como o meu desespero, para podermos nos conhecer melhor. Para começar cada dia, vou-me lembrar de escutar você de verdade e procurar ouvir seu ponto de vista, e descobrir o meio menos ameaçador de lhe dar o meu, lembrando-nos de que estamos ambos crescendo e mudando de cem modos diversos. Para começar cada dia vou-me lembrar de que sou um ser humano e não exigir a perfeição de você, até eu ser perfeito. (...)” Enquanto as outras pessoas procuram ser perfeitas, eu gosto de você por sua imperfeição - assim, você me parece mais humana - e eu me sinto até mais a vontade, ao seu lado.

“Para começar cada dia, eu me lembrarei de estender a mão e tocar em você delicadamente, com meus dedos. Pois não quero deixar de senti-la. Para começar o meu dia, vou-me dedicar novamente ao processo de ser amante, e depois ver o que acontece.

Sabe, estou mesmo convencido de que, se fôssemos definir o amor, a única palavra bastante grande para englobar tudo seria “vida”. O amor é a vida em todos os seu aspectos. E, se você deixa de ter o amor, deixa de ter a vida. Por favor não faça isso.”

“Ame muitas coisas intensamente, porque a medida de você como amorosa é a intensidade e quantidade de seu amor. Lembre-se de que todas as pessoas mudam, especialmente as relações humanas, e, para mantê-las, temos que mudar com elas. Faça com que a mudança seja no crescimento. Certifique-se de que (...)” você está crescendo “(...) constantemente (...)” junto com alguém “(...), mas separadamente. Na sua vida, procure pessoas sadias, que ainda se lembram de rir, amar e chorar. Lembre-se de que o sofrimento não só ama companhia, como também a exige. Não queira ter nada a ver com isso.”

“Vivemos muito juntos. Assim, o nosso principal objetivo na vida é ajudar os outros. Se não puder ajuda-los não os prejudique.” (Dalai Lama)

“Cada um de nós está só neste mundo vasto, momentaneamente banhado por um raio de sol. E de repente cai a noite.” (Quasimodo - poeta italiano)

Se ficarmos juntos, “(...) podemos partilhar do sol e, acredite, a noite não parecerá tão assustadora.”

(Trechos extraídos do livro “Vivendo, Amando e Aprendendo” - Felice Leonardo Buscaglia. Comentários e adaptações (em itálico) de Guilherme Ramos.)

0 comentários:

Postar um comentário

Sua participação aqui é um incentivo para a minha criatividade. Obrigado! E volte mais vezes ao meu blog...

 
;